Global Fórum
Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de uruário.

O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido.
Durante o cadastro, será requerida uma conta de e-mail válida. Isto é importante porque será necessária a validação do seu cadastro via e-mail.

[url=http://global.forum-pro.net/register]A tragédia da civilização do automóvel D5o8zTs

JÁ ESTÁ CADATRADO? FAÇA O LOGIN!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Global Fórum
Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de uruário.

O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido.
Durante o cadastro, será requerida uma conta de e-mail válida. Isto é importante porque será necessária a validação do seu cadastro via e-mail.

[url=http://global.forum-pro.net/register]A tragédia da civilização do automóvel D5o8zTs

JÁ ESTÁ CADATRADO? FAÇA O LOGIN!
Global Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Global Fórum

A tragédia da civilização do automóvel Flag_red Global fórum Seja bem-vindo Convidado
Entrar

Esqueci-me da senha



Últimos assuntos
» Anúncio importante
A tragédia da civilização do automóvel EmptySáb Out 26, 2013 3:23 pm por yUrsinho

» Senador faz refeição de R$ 7,5 mil com dinheiro do contribuinte
A tragédia da civilização do automóvel EmptySex Out 25, 2013 1:19 am por Gmtp

» Mais de 110 mil crianças e adolescentes de BH vivem em pobreza extrema
A tragédia da civilização do automóvel EmptySex Out 25, 2013 12:10 am por Gmtp

» O mais ...
A tragédia da civilização do automóvel EmptyQui Out 24, 2013 9:45 pm por yUrsinho

» Polícia da Paraíba comprará cães com indício de superfaturamento de até R$3900 cada
A tragédia da civilização do automóvel EmptyQui Out 24, 2013 9:31 pm por Gmtp

» Veja o vídeo da Rússia que fez o mundo chorar
A tragédia da civilização do automóvel EmptyQui Out 24, 2013 9:30 pm por Gmtp

» Gerente do Facebook disse que regulação da Internet, defendida por Dilma, é fruto de lobby de empresas, diz Garotinho
A tragédia da civilização do automóvel EmptyQui Out 24, 2013 9:29 pm por Gmtp

»  Os escravos da Barbie
A tragédia da civilização do automóvel EmptyQui Out 24, 2013 9:28 pm por Gmtp

» Garota que teve vídeos íntimos divulgados desabafa: "fiz por amor"
A tragédia da civilização do automóvel EmptyQui Out 24, 2013 9:27 pm por Gmtp

A tragédia da civilização do automóvel Facebook A tragédia da civilização do automóvel Twitter A tragédia da civilização do automóvel Youtube
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Parceiros
A tragédia da civilização do automóvel JuVloKa

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A tragédia da civilização do automóvel

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Gmtp

Gmtp
Membro VIP
Membro VIP

A tragédia da civilização do automóvel Deb45d333d0414ba3de42155789fdb4a_L

O carro promete liberdade, mas se tornou uma espécie de cárcere privado. A tragédia da 'civilização do automóvel' é resultado das políticas do Estado que sempre foram generosas com a indústria automotiva

Por Cesar Sanson*, da Radioagência Notícias do Planalto


Há exatos 40 anos, num ensaio considerado visionário, André Gorz publicou um texto intitulado 'Le Sauvage' [O Selvagem]. O ensaio, datado de 1973, é considerado pelos ambientalistas como o 'Manifesto contra o carro' por antecipar a tragédia da civilização do automóvel. No texto, Gorz afirma que "o carro fez a cidade grande inabitável, a fez fedorenta, barulhenta, sufocante, empoeirada, congestionada".
O carro instaurou uma lógica e um estilo de vida que promete liberdade, mas no lugar de ir e vir se tornou uma espécie de cárcere privado. Paradoxalmente, promete agilidade, mas proporciona a lentidão dos tempos pré-industriais. Promete ganhar tempo, mas na realidade faz perder tempo.

Eles entopem os estacionamentos das universidades privadas e públicas, dos aeroportos, dos shoppings, dos supermercados. Estacionar já se tornou um drama. Ter uma vaga cativa – e gratuita – é um privilégio que se assemelha ao da casa própria. Nos grandes centros já é mais caro estacionar do que almoçar.

O estresse no trânsito é alto, os engarrafamentos enormes, a irritação é grande, mas ninguém quer abrir mão do carro. E ainda tem mais: quanto mais potente, belo e equipado, melhor. O sociólogo Richard Sennett, em seu livro A nova cultura do capitalismo, afirma que as pessoas se movem pela "paixão consumptiva" que assume as formas de "envolvimento em imagística e incitação pela potência", ou seja, as pessoas quando consomem não compram apenas produtos, mas prazer e poder.

O fantástico e maravilhoso mundo prometido pelo carro tem um outro lado menos edificante. O carro provoca o caos, confusão, barulho, estresse, poluição, perdas econômicas e, o pior, mata. E mata muito. As estatísticas dão conta de que mata em média mais de 50 mil pessoas por ano, apenas no Brasil.

A tragédia da 'civilização do automóvel' tem como um dos responsáveis as políticas do Estado que sempre foram generosas com a indústria automotiva. No caso brasileiro, o modelo de desenvolvimento ancorou nas montadoras a sua base crescimentista. Desde Juscelino Kubistchek, a indústria automotiva recebe incentivos, subsídios e isenções.

Erigimos o 'Império do automóvel' e agora – da prometida sociedade do bem-estar -, ele, o carro, nos empurra para um crescente mal-estar. A mobilidade prometida pelo carro aos indivíduos se tornou fonte de angústia, estresse e sofrimento.

Outra mobilidade e cidade são possíveis, porém é preciso superar a cultura carrocentrista e promover ousadas políticas públicas que invistam pesado no transporte coletivo.

*Cesar Sanson é professor de sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos